sexta-feira, 29 de julho de 2011

Atemoia



Ontem comi pela primeira vez essa fruta, muito saborosa! Bem doce, indizível o sabor, só experimentando! Fica aqui a dica!



Nome científico: Annona cherimola x Annona squamosa
Família: Annonaceae
Origem e dispersão: A atemoya é intermediária às espécies que lhe deram origem. Produzida por hibridação, na África do Sul e Israel, a atemoya foi introduzida em vários países. Na Flórida, é plantada comercialmente no Sul do Estado. É exportada por Israel e África do Sul, é plantada na Austrália, mas ainda pouco divulgada em outros países. No Brasil, foi introduzida recentemente e já desperta o interesse de alguns produtores, pela sua qualidade, superior à fruta-do-conde.
Clima e solo: A atemoya adapta-se a vários tipos de solo, mas prefere os bem drenados.
Propagação: É indicada a propagação por enxertia, tanto por borbulhia como garfagem, usando como cavalo ela mesma, a fruta-do-conde ou a cherimoya. Annona reticulata (lisa), também pode ser usada.
Variedades: Quanto aos cultivares, os mais conhecidos são Gefner e Page, mas, em São Paulo, o primeiro é mais utilizado junto com African Pride e PR-3. Por isso o seu cultivo exige rigorosos tratos fitossanitários, podas e outros tratos culturais, inclusive o desbaste de frutos.
Utilização: É uma fruta típica de mesa, para consumo ao natural; portanto, a sua aparência é muito importante. Serve também para sorvetes, polpa e suco. Seu valor alimentar é principalmente alto para açúcares, mas o apelo e qualidade desta fruta deve-se ao seu aroma e sabor, dados pelos componentes ácidos orgânicos, lipídios, fenóis e constituintes voláteis, especialmente os ésteres.




Valores Nutricionais:referente a uma fruta de 250 g (tamanho médio)

1. Calorias: 242,5 cal
2. Carboidratos: 63,25 g

3. Proteína: 2,5 g
4. Lipídios: zero gordura
5. Fibras: 5,25 g
6. Potássio: 750 mg
7. Vitamina C: 25 mg


 

terça-feira, 26 de julho de 2011

Adoçantes: Limitações e Aprovações pela ANVISA



Há alguns dias, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) decidiu reduzir a quantidade máxima da sacarina e do ciclamato em bebidas e alimentos e aprovar o consumo brasileiro de três substancias novas – a taumatina, o eritrol e o neotame, adoçantes já aprovados por outros organismos de saúde. É o que estabelece a resolução RDC 18/08 publicada no dia 25 de março de 2008, no Diário Oficial da União.

Por que a redução do limite?
Após alguns estudos que mostravam o impacto negativo dos edulcorantes (adoçantes) para a saúde, a ANVISA decidiu reduzir o limite a fim de proteger os usuários.
Segundo especialistas da agência, a quantia de sódio presente tanto no ciclamato como na sacarina também pesou na decisão, já que o sódio é, por si só, uma substância condenada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A sacarina já e proibida no Canadá e o ciclamato, nos Estados Unidos, já que pesquisas nestes países – com camundongos -, constataram que ela aumentam o risco de câncer de bexiga. Apesar da inexistência de pesquisas que comprovem a existência de riscos, é recomendado que o consumidor limite a quantidade.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

As propriedades do Chá verde


Não podemos deixar de reservar um espaço de destaque para o chá verde, também conhecido como banchá, já que a ciência vem comprovando suas propriedades terapêuticas e cosméticas. Esse chá é rico em flavonóides, substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular precoce.
A prevenção de câncer promovida pelo chá verde é atribuída aos flavonóides e às catequinas, que têm a capacidade de bloquear as alterações celulares que originam os tumores. Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, já que os estudos associam o consumo diário deste chá a uma diminuição dos níveis sangüíneos de LDL, que é a fração ruim do colesterol, e à melhora das condições das artérias.
E os benefícios para a pele? Estudos recentes descobriram que o chá verde em creme melhora o sistema de defesa das células contra os raios ultravioleta do tipo B. Ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, aumentaria a proteção contra o câncer de pele. Além disso, a planta do chá verde (Camellia sinensis) é rica em tanino, que também possui propriedades anti-sépticas e adstringentes, podendo ser indicada para limpeza de peles oleosas.
Ainda não comentamos um efeito muito bem-vindo do chá verde. Ele é considerado termogênico, ou seja, acelera o metabolismo ajudando a queimar a gordura corporal, mas para isso deve haver um consumo freqüente desse chá.

Por que algumas pessoas são obesas?


Por que algumas pessoas são obesas?

Hoje, sabemos que a obesidade tem causas distintas. Além da causa genética, do desequilíbrio energético (diferença entre o consumo e o gasto de energia), os problemas no metabolismo de glicose e gorduras, os fatores e os processos psicológicos podem contribuir para o desenvolvimento da obesidade. Existem dois tipos de obesidade:
ü Andróide: (forma de maçã), que acumula maior quantidade de gordura no tronco e possui braços e pernas mais finos. Está mais sujeito a doenças coronárias, como infarto e arteriosclerose.
ü Ginecóide: (forma de pêra), que caracteriza invidíduos com quadris largos, é mais comum em mulheres e na população masculina negra.

Os riscos que a obesidade pode causar são vários, como: hipertensão arterial, diabetes, hiperlipidemia, doença respiratória, distúrbios intestinais, problemas psicológicos, ortopédicos (como hérnia de disco) e orgânicos (como pedras nos rins e vesícula). Até alguns tipos de câncer estão de certa forma associados, como o de cólon, por exemplo.

    

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Qual a dieta ideal para quem possui taxas altos de ácido úrico

O Ácido Úrico é resultante do metabolismo das purinas (produto formado na quebra de proteínas). Os indivíduos que possuem taxas elevadas de ácido úrico devem restringir a ingestão de alimentos ricos nesse nutriente.

 Devem ser evitados os seguintes alimentos:

miúdos em geral, sardinha, mexilhão, anchova, bacalhau, salmão, truta, atum, arenque, camarão, lagosta, ostra e caranguejo. Algumas Aves: peru, galinha, galeto. Carne de porco, embutidos, toucinho e bacon. Caldo de carne e molhos prontos, feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, trigo, frutas oleaginosas, presunto, banha, extrato de tomate, chocolate, pão de centeio, pão docee todos os grãos e sementes. Devem ser consumidos em menor quantidade: alho-porró, aspago, brócolis, cogumelo e espinafre.

As carnes magras: patinho, coxão duro, bifes sem gordura, peito de frango, filé de peixe, devem ser consumidos com moderação (no máximo duas porções pequenas por dia).

As carnes não devem ser tostadas e quando cozidas, a água do cozimento deve ser desprezada.

É liberada a ingestão de leite e iogurtes desnatados, queijos brancos, ovos e vegetais (excetos os citados anteriores), torradas e pães brancos, biscoitos tipo água e sal, frutas em geral, macarrão e arroz, batata, margarina, geléias e óleos vegetais em quantidades moderadas.