O sódio presente na dieta tem sido associado com a hipertensão, gerando diversas discussões em relação a seu consumo. De acordo com estudo recente realizado na Austrália, a população adulta consome uma quantidade de sódio acima do recomendado, proveniente principalmente do sal adicionado aos alimentos. De acordo com os resultados, campanhas de saúde pública devem ser realizadas para incentivar a redução do consumo de sal para todas as faixas etárias e grupos populacionais.
O consumo elevado de sal é preocupante entre a população infantil como pode ser observado em estudo recente, o qual avaliou o consumo de sal e alimentos ricos em sódio e a pressão arterial de escolares. De acordo com os resultados, quanto maior o consumo de sal, maior a pressão arterial sistólica. O consumo médio de sal na população em estudo foi maior do que o recomendado na literatura.
Sendo assim o controle no consumo de sal e de alimentos ricos em sódio deve ter início na infância, evitando alterções na pressão e prejuízo na saúde.
Fontes:
- Grimes CA; Riddell LJ; Nowson CA. The use of table and cooking salt in a sample of Australian adults. Asia Pac J Clin Nutr; 19(2): 256-60, 2010.
- COSTA, Fabiana Pires and MACHADO, Sandra Helena. O consumo de sal e alimentos ricos em sódio pode influenciar na pressão arterial das crianças?. Ciênc. saúde coletiva. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1383-1389.
Nenhum comentário:
Postar um comentário