quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dicas para a Ceia de Natal


Natal chegando e a maioria das pessoas resolve abrir mão das dietas e aproveitar ao máximo a ocasião!
Realmente  é mais difícil fugir das tentações, mas não é impossível tornar este momento um pouco mais saudável.

Veja então como tornar sua ceia mais saudável!

- Inicie o planejamento da ceia com antecedência. Monte o cardápio antes de ir às compras. Conte o número de convidados, calcule as quantidades necessárias e faça a lista de ingredientes. Comparar os preços e comprar antecipadamente pode resultar em economia.
- A mesa farta é uma herança dos portugueses e espanhóis.  Muitos  alimentos que consumimos combinam mais com o clima frio que faz na Europa nessa época do que com nosso clima quente. Assim, algumas modificações nos cardápios tradicionais podem representar ótima vantagem para a saúde.
- De prato principal, prefira as carnes brancas, como frango e peru. Prefira os assados ou grelhados e retire a pele. Inove e inclua peixe como uma das opções.  Tender e pernil são carnes que contém mais gordura e colesterol.
- Para acompanhar, fuja de molhos à base de maionese e creme de leite. Cuidado com preparações como a farofa, rica em gordura.
- Tente acrescentar ao cardápio itens leves e menos calóricos. Procure fugir de saladas com maionese, como o tradicional salpicão. Sempre inclua preparações com verduras e legumes. Quanto mais coloridas, mais atraentes. Substitua a maionese por molho de iogurte natural.
- Na sobremesa, dê preferência às frutas frescas como opções aos doces natalinos tradicionais, tais como o panetone e rabanada. Além das frutas tradicionais, como uva e cereja, inclua outras opções tropicais.
- Cuidado com as frutas secas como uva passa e ameixa seca, que concentram grande quantidade de açúcar. As sobremesas devem ser consumidas com moderação, controle a quantidade e evite comer todas as opções.
- O consumo de bebida alcoólica precisa ser feito com cautela principalmente nas pessoas diabéticas e que utilizam medicamentos. Se puder incluir a bebida alcoólica não beba em jejum para evitar a hipoglicemia e seja moderado. Não ultrapasse duas doses no caso de homens e uma dose no caso de mulheres: uma taça de vinho ou champanhe, um copo de cerveja ou uma dose de destilado. Lembre-se que o álcool tem 7 kcal por grama. Quanto maior o teor alcoólico, maior as calorias da bebida, portanto evite os exageros!
- No dia: mantenha os horários regulares das demais refeições. Ao pular uma refeição  você chegará à próxima refeição com mais fome e dessa forma fica impossível resistir. Não espere a ceia com fome: faça um lanche com baixo valor calórico e rico em fibras para poder controlar as quantidades na ceia. Não deixe de se alimentar durante o dia, pensando em extrapolar na ceia. Beba bastante líquido durante o dia, assim você estará se hidratando.
- Não fique beliscando e provando tudo que preapara para a ceia, pois serão calorias a mais.
Controle a quantidade. Ao deparar-se com um banquete, o primeiro impulso é servir-se de tudo e abundantemente. Não repita a refeição. Um prato que contém verduras, legumes, cereais, carnes, é suficiente. Na hora da ceia, em primeiro lugar faça um prato de salada. Coma à vontade. As fibras das hortaliças trazem saciedade.
- Se você é uma daquelas pessoas que não abre mão de comer uma carne mais gordurosa (tender, leitão, pernil), o ideal é combinar o prato com acompanhamentos menos gordurosos como arroz com legumes, saladas cruas, batatas cozidas ou assadas, legumes cozidos. Evite combinar carnes gordas com maionese, farofa, tortas, para que o seu prato não fique ainda mais calórico.
- Abuse dos temperos naturais: ervas aromáticas, cebola, alho, tomate, pimentão, pimenta. Cuidado com as oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, avelãs) como aperitivo ou acrescentadas em preparações, pois fornecem muitas calorias, apesar de seus nutrientes benéficos.
- Também não devemos esquecer que a prática de exercícios físicos é muito importante. Não abandone os exercícios nesta época do ano, procure se exercitar todos os dias, se não for possível ir a academia, faça caminhadas, enfim mexa-se!
- Enfim, neste natal que tal tornar o momento diferente e não deixar que ele se resuma a uma mesa farta!

Pense diferente! Lembre-se que a ceia é só um item de tantos que podem ser vividos este dia! Precisamos lembrar que é uma data importante e repleta de significados, um momento de confraternização e alegria para ser dividido com as pessoas que amamos e então não pode e nem deve  ser resumido a “comida”.

Boas Festas!

Fonte:  ANutricionista.Com - Tatiane Trevilato de Brito - CRN3 26450 - Nutricionista em Ribeirão Preto.

Fonte: ANutricionista.Com - Cristiane Mara Cedra - CRN3 19470 - Nutricionista em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário