quinta-feira, 17 de março de 2011

Ansiedade


Nesse tempo moderno em que vivemos, muito se fala da ansiedade, que ela atrapalha muitas coisas em nossas vidas, como: o emagrecimento, vamos ver a visão de um médico ortomolecular sobre a ansiedade:


Como a ansiedade se forma?

A maioria das pessoas tem uma grande atração por uma interpretação catastrófica da realidade, por ter esse sentido geral de perigo.

Provavelmente isso se deva à jornada evolutiva (no sentido biológico) do homem. Durante o período pleistoceno, a idade da pedra, a humanidade teve que enfrentar perigos reais e imediatos no seu dia-a-dia. Inundações, ataque de feras, risco de vida a cada momento eram realidades cotidianas, e as pessoas que estavam mais alertas, que tendiam a ver perigo a cada momento tinham maiores chances de sobrevivência. Essa é nossa herança: antecipar-se, preocupar-se permanentemente como se nossa integridade física, nossa sobrevivência, dependesse desse estado de constante alerta.

Quando a ansiedade vira um problema?

Quando esse estado de alerta torna-se constante, a ponto de atrapalhar as atividades do dia-a-dia, é hora de pensar no transtorno de ansiedade generalizada.

As pessoas com transtorno de ansiedade generalizada respondem de maneira afirmativa às questões abaixo:


1. Nos últimos seis meses, pelo menos, venho experimentando preocupações e ansiedades excessivas em diversas atividades (como atividade profissional ou doméstica).

 

2. Estou tendo dificuldade em controlar essa preocupação.

 

3. Essa preocupação é acompanhada de 3 ou mais dos sintomas abaixo: * inquietação ou sensação de estar com "os nervos à flor da pele". * cansaço, fadiga.

* dificuldade em concentrar-se, sensações de "branco" na cabeça.


* irritabilidade maior que o habitual. * tensão muscular (ombros, nuca, costas, braços, etc. )

* dificuldades com o sono (dificuldade em adormecer, ou manter o sono, ou sono "agitado", ou insatisfatório)

 

4. A preocupação, a ansiedade ou os sintomas físicos estão causando sofrimento ou prejuízo em minha vida pessoal (social, profissional, etc.)

 

Esse conjunto de sintomas indicam ansiedade, que é o sentimento que acompanha um sentido geral de perigo; ela nos adverte que há algo a ser temido no futuro. Ao mesmo tempo, a ansiedade alimenta o planejamento de ações, buscando saídas, alternativas e ensaiando ações de enfrentamento ou fuga do perigo. Sua avaliação depende de sua proporcionalidade ao perigo que é apresentado e também em que grau provoca a paralisação da pessoa frente ao perigo. A boa ansiedade é proporcional às dificuldades, e promove o enfrentamento saudável. A má ansiedade é desproporcional à dificuldade e/ou improdutiva diante das dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário