terça-feira, 26 de julho de 2011

Adoçantes: Limitações e Aprovações pela ANVISA



Há alguns dias, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) decidiu reduzir a quantidade máxima da sacarina e do ciclamato em bebidas e alimentos e aprovar o consumo brasileiro de três substancias novas – a taumatina, o eritrol e o neotame, adoçantes já aprovados por outros organismos de saúde. É o que estabelece a resolução RDC 18/08 publicada no dia 25 de março de 2008, no Diário Oficial da União.

Por que a redução do limite?
Após alguns estudos que mostravam o impacto negativo dos edulcorantes (adoçantes) para a saúde, a ANVISA decidiu reduzir o limite a fim de proteger os usuários.
Segundo especialistas da agência, a quantia de sódio presente tanto no ciclamato como na sacarina também pesou na decisão, já que o sódio é, por si só, uma substância condenada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A sacarina já e proibida no Canadá e o ciclamato, nos Estados Unidos, já que pesquisas nestes países – com camundongos -, constataram que ela aumentam o risco de câncer de bexiga. Apesar da inexistência de pesquisas que comprovem a existência de riscos, é recomendado que o consumidor limite a quantidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário