sexta-feira, 29 de julho de 2011

Atemoia



Ontem comi pela primeira vez essa fruta, muito saborosa! Bem doce, indizível o sabor, só experimentando! Fica aqui a dica!



Nome científico: Annona cherimola x Annona squamosa
Família: Annonaceae
Origem e dispersão: A atemoya é intermediária às espécies que lhe deram origem. Produzida por hibridação, na África do Sul e Israel, a atemoya foi introduzida em vários países. Na Flórida, é plantada comercialmente no Sul do Estado. É exportada por Israel e África do Sul, é plantada na Austrália, mas ainda pouco divulgada em outros países. No Brasil, foi introduzida recentemente e já desperta o interesse de alguns produtores, pela sua qualidade, superior à fruta-do-conde.
Clima e solo: A atemoya adapta-se a vários tipos de solo, mas prefere os bem drenados.
Propagação: É indicada a propagação por enxertia, tanto por borbulhia como garfagem, usando como cavalo ela mesma, a fruta-do-conde ou a cherimoya. Annona reticulata (lisa), também pode ser usada.
Variedades: Quanto aos cultivares, os mais conhecidos são Gefner e Page, mas, em São Paulo, o primeiro é mais utilizado junto com African Pride e PR-3. Por isso o seu cultivo exige rigorosos tratos fitossanitários, podas e outros tratos culturais, inclusive o desbaste de frutos.
Utilização: É uma fruta típica de mesa, para consumo ao natural; portanto, a sua aparência é muito importante. Serve também para sorvetes, polpa e suco. Seu valor alimentar é principalmente alto para açúcares, mas o apelo e qualidade desta fruta deve-se ao seu aroma e sabor, dados pelos componentes ácidos orgânicos, lipídios, fenóis e constituintes voláteis, especialmente os ésteres.




Valores Nutricionais:referente a uma fruta de 250 g (tamanho médio)

1. Calorias: 242,5 cal
2. Carboidratos: 63,25 g

3. Proteína: 2,5 g
4. Lipídios: zero gordura
5. Fibras: 5,25 g
6. Potássio: 750 mg
7. Vitamina C: 25 mg


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário