sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Cuidados durante a menopausa




Os estudos que relacionam consumo de alimentos e benefícios á saúde são de grande interesse, uma vez que proporcionam melhor qualidade de vida e saúde para a população. Dentre este contexto, as pesquisas que relaciona consumo de soja com os sintomas do climatério e menopausa, tem se destacado nos últimos anos.
Esse fato pode ser observado em estudo recente, o qual se baseia no fato da soja ser rica em proteínas e em fitoestrógenos, as isoflavonas, as quais têm sido relacionadas á prevenção de doenças. Fato que pode ser observado em mulheres de paises orientais, onde o consumo de soja é elevado. De acordo com o estudo, as mulheres orientais , na menopausa, queixam-se muito menos dos sintomas do climatério do que as ocidentais. O estudo relata que, embora ainda existam alguns resultados contraditórios quanto ao consumo de soja, esta é indicada a todos que desejam ter uma alimentação saudável, realizar um tratamento natural para os sintomas do climatério e, ao mesmo tempo, prevenir doenças metabólicas.
Outra pesquisa foi desenvolvido com o objetivo de identificar as informações de mulheres no climatério, seus sinais e sintomas e medidas de autocuidado realizadas. De acordo com os resultados, foram consideraram medidas importantes para a qualidade de vida: atividade física, alimentação saudável e evitar o tabagismo.
Sendo assim, de acordo com os dados do estudo, a alimentação é um fator comum para a melhora dos sintomas do climatério e menopausa, sendo o consumo de soja, indicado como um dos cuidados. Porém, há necessidade de desenvolver mais estudos nessa área, com o objetivo de garantir a segurança no consumo da soja, estipulando as quantidades necessárias para que haja apenas benefícios de sua ingestão.



Fontes:

Simão, Andréa Name Colado; Barbosa, Décio Sabbatini; Nunes, Liane Brescovici; Godeny, Paula; Lozovoy, Marcell Alysson Batisti; Dichi, Isaias. The importance of soy ingestion in postmenopausal symptoms, osteoporosis, and cardiovascular diseases. Arq. ciências saúde UNIPAR; 12(1): 67-75, jan.-abr. 2008.
Valença, Cecília Nogueira; Germano, Raimunda Medeiros. Women's conceptions about menopause and climateric. Rev. RENE; 11(1): 161-171, jan.-mar. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário